O projeto surge da oportunidade de se trabalhar em uma localização única na cidade, justo em frente ao parque Farroupilha. No pavimento térreo, uma base contida por uma marquise contínua cria o alinhamento urbano e respeita o entorno já consolidado. O revestimento unitário da base, com chapa metálica perfurada, cria uma unidade para o conjunto ao mesmo tempo em que unifica todas as aberturas e infra estruturas existentes junto ao alinhamento.
As unidades tipo são estúdios de 23m² onde buscamos a melhor solução de planta para garantir várias possibilidades de leiaute dentro de um mesmo apartamento. Como o programa consiste em unidades compactas em um bairro central, todas unidades contam com espaço para bicicletas ao lado da porta de entrada dos apartamentos, garantindo que as bicicletas tenham protagonismo no dia a dia dos usuários.
As fachadas são tratadas com pequenos balcões em chapa perfurada, criando um degradê de cores e evitando a monotonia que um grande edifício poderia causar na paisagem. Na fachada principal, buscamos uma linguagem simples e contemporânea, sem excessos. As áreas comuns do edifício ficam concentradas nos dois últimos pavimentos, conectados por uma grande escadaria ao ar livre que serve como arquibancada para apreciar a vista privilegiada do parque.
LOCAL: Av. João Pessoa, 735, Porto Alegre, RS
ÁREA: 11.458,64m²
PROJETO: 2019
CONSTRUÇÃO | 2019-2023
CLIENTE: Cyrela
STATUS: 2020-2023
Projeto Arquitetônico: Ideia1 Arquitetura
Equipe do Projeto: Marcos Laurino, Angélica Crusius, Tamara Santos, André Landini, Luís Henrique Villanova, Gabriel Grandó
Projeto de Interiores: 0e1 Arquitetos
Projeto de Paisagismo: Daniel Dillenburg
Projeto Estrutural: Vantec
Projeto Elétrico e Hidrossanitário: FB Assessoria e Projetos
Projeto de HVAC: Engemestra
Projeto de PPCI e Orçamentação: Optare
Imagens: Neorama