Localizado em frente ao Parque Moinhos de Vento, o projeto se insere discretamente na quadra, de modo a respeitar o entorno consolidado do bairro e preservar suas características singulares. A edificação proposta com baixa altura se aproxima da rua e do parque, garantindo uma escala humana e aprazível que possibilita interações entre o espaço público e privado. No térreo, a inserção de uma loja junto ao alinhamento, sem grades ou fechamento no recuo de jardim, garante a necessária ativação urbana e qualifica a paisagem ao nível do pedestre.
A concepção arquitetônica proposta se manifesta por meio de uma volumetria de linhas puras, que se estendem horizontalmente e criam um interessante jogo de luz e sombras, resultado das sacadas e balcões distribuídos por toda a extensão da fachada, que permitem a interação entre os moradores da edificação e o ambiente urbano circundante. Por sua vez, a materialidade é expressa através das fachadas revestidas com tijolos naturais, que evocam uma arquitetura atemporal com texturas nobres e acolhedoras. Essa escolha busca integrar de forma harmoniosa a edificação à linguagem de um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre.
Voltados ao norte e leste, os interiores fluídos dos compactos apartamentos são favorecidos por boa iluminação natural e se conectam visualmente ao exterior através de pátios, sacadas e balcões que exploram as visuais para o Parque Moinhos de Ventos, proporcionando bem-estar e a interação dos moradores com a rua. O pavimento tipo apresenta tipologias de studios com 33m² e apartamentos 1D com 50m² privativos. Voltados ao norte e leste, os interiores fluídos dos compactos apartamentos são favorecidos por boa iluminação natural e se conectam visualmente ao exterior através de pátios, sacadas e balcões que exploram as visuais para o Parque Moinhos de Ventos, proporcionando bem-estar e a interação dos moradores com a rua.
Coroando a volumetria da edificação, o 6º e o 7º pavimentos apresentam tipologias de apartamentos duplex com 66m², bem como as áreas condominiais da edificação. Essa tipologia de apartamento configura o produto mais nobre da edificação, que viabiliza uma distribuição mais generosa dos espaços, com ambientes sociais e íntimos bem delimitados e amplos, com abundante insolação e visuais privilegiadas que se integram aos interiores através de sacadas no nível social e terraços no nível íntimo.
As áreas condominiais da edificação buscam oferecer aos moradores comodidades para o dia-a-dia, como bicicletário, lavanderia, salão de festas e espaços múltiplos de estar e trabalho. Os espaços abertos do Rooftop completam o programa de uso comum, tomando partido das incríveis visuais do entorno para estabelecer ambientes de lazer, contemplação e convívio integrados à paisagem da cidade.
LOCAL: Moinhos de Vento, Porto Alegre
ÁREA: 4.102,22 m2
PROJETO: 2022
CLIENTE: Eccel Incorporadora
Lider de Projeto: Paula Fontana
Projeto Arquitetônico: IDEIA1
Projeto de Interiores: IDEIA1
Projeto de Paisagismo: IDEIA1
Projeto Estrutural: Maurício Caberlon Engenharia
Projeto Elétrico e Hidrossanitário: Arquidr
Projeto de HVAC: Aliquan
Imagens: Box Image